Capítulos - 2024
Capítulos de livros publicados por docentes, discentes e egressos do PPGEEs no ano de 2024:
- THEODORO, Helen Cristiane Da Silva et al.. A constituição de família por pessoas com deficiência no brasil - uma revisão sistemática da literatura. CONEDU - Educação especial (Vol.3)... Campina Grande: Realize Editora, 2024.
- CHAGAS, J. A. P. ; LACERDA, C. B. F. ; PAULINO, VANESSA CRISTINA . A contação de história para alunos com cegueira: diretrizes para professores. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Estratégias de ensino e serviços da Educação Especial: contribuições para Inclusão Escolar. 1ed.São Carlos: EDESP/UFSCar, 2024, v. , p. 61-77.
- DIAS, J. O.; CABELLO, J. . A criança surda e o isolamento linguístico: atravessamentos e reflexões sobre seus direitos a partir de uma cartografia visua. In: Gesieny Laurett Neves Damasceno; Roberto Perobelli; Cláudia Jotto Kawachi-Furlan; Amanda Heiderich Marchon; Pedro Henrique Witchs. (Org.). Estudos Linguísticos e Direitos Humanos: práticas de linguagem e inclusão. Vol. 2. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 2, p. 37-58.
- OLMOS, I. D. F. ; CAMPOS, J. A. P. P. . ?A educação de jovens e adultos e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: concepções de professores de Ciências e demandas formativas?. In: Juliane Ap. de Paula Perez Campos; Melina Brandt Bueno; Graciliana Garcia Leite. (Org.). ?Interface entre Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre as demandas formativas e atuação docente?. 1ed.São Carlos: EDESP ? Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2024, v. 1, p. 27-40.
- NASCIMENTO, J. R. ; FERNANDES, F. K. S. . A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS: UM PILAR PARA A ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR. In: Tulio Adriano Marques Gontijo; Rosaline Rocha Lunardi; Aldo de Angelis Salzedas. (Org.). A educação e a cultura de inclusão. 1ed.Rondonópolis: Editora da Universidade Federal de Rondonópolis, 2024, v. , p. 174-185.
- FERRAZ, M.; BARONE, B. V. ; AMORIM, M. C. S. . A FUNCIONALIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL. In: Paula Almeida de Castro; Alessandra Danielli Messali Picharillo. (Org.). Educação especial (Vol.3). 1ed.Campina Grande: Editora Realize, 2024, v. 3, p. 287-303.
- GRILLO, B. P. R. ; PEDRO, KETILIN MAYRA . A utilização da tecnologia digital e estratégias psicopedagógicas no processo de aprendizagem de uma criança com síndrome de Down. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata;Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro; Vera Lucia Messias Fialho Capellini. (Org.). Diálogos Sobre Experiências em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 1ed.Bauru: ABPEE, 2024, v. , p. 187-.
- BRAZ, PAULA PAULINO ; RANGNI, R.A . Altas habilidades e autismo: evidencias acerca da dupla excepcionalidade nos artigos científicos. In: Castro, P. A; Santiago, S. A. S.. (Org.). CONEDU - Educação Especial (Vol. 02). 1ed.Campina Grande.: Realize Editora, 2024, v. 2, p. 1-15.
- Matos, P. F. ; PEREIRA, J. D.S. ; RANGNI, R.A ; Vieira, L. B. L. ; PEREIRA, R. D. ; SACRAMENTO, B. M. C. . Altas habilidades/superdotação:protótipos de softwares para a coleta e análise de dados. In: Susana Graciela Pérez Barrera. (Org.). Altass habilidades/superdotación:una nueva mirada. 1ed.Montevideo: UDE, 2024, v. 1, p. 1-246.
- K.M., PEDRO; A.C., BERGAMIN ; A.S., CAMPELO . APONTAMENTOS DAS PESQUISAS NACIONAIS SOBRE O USO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO. In: Carina Alexandra Rondini; Ketilin Mayra Pedro. (Org.). Altas habilidades/superdotação no contexto clínico. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2024, v. , p. 43-62.
- PESSOA, E.; Santos, L. F. . AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: ATUAÇÃO DO INSTRUTOR SURDO COM ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO BILÍNGUE. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata; Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro; Vera Lucia Messias Fialho Capellini. (Org.). Diálogos Sobre Pesquisas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 01ed.Bauru: ABPEE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2024, v. 01, p. 155-159.
- LEITE, G. G. ; CAMPOS, J. A. P. P. . Atendimento educacional especializado na EJA: planejamento e aplicação do Plano Educacional Individualizado. In: Juliane Ap. de Paula Perez Campos; Melina Brandt Bueno; Graciliana Garcia Leite. (Org.). ?Interface entre Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre as demandas formativas e atuação docente?. 1ed.São Carlos: EDESP - Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2024, v. 1, p. 67-78.
- KOGA, F. O. ; RANGNI, R.A . Procedimento de avaliação da aptidão e d talento musical. In: Paulo Almeida de Castro; Alessandra Daniele M. Picarillo. (Org.). CONEDU - Educação especial (Vol.3). 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2024, v. 3, p. 1-19.
- V.A.B., CUNHA ; K.M., PEDRO ; V.L.M.F., CAPELLINI . AVALIAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM INDICADORES DE PRECOCIDADE NO CONTEXTO PANDÊMICO: ESTUDO DE CASO. In: Carina Alexandra Rondini; Ketilin Mayra Pedro. (Org.). Altas habilidades/superdotação no contexto clínico. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2024, v. , p. 175-193.
- MONTI, L. L. ; MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA . Cartografia das produções subjetivas surdas na educação inclusiva e suas contra-condutas. In: 1ª Jornada Internacional de Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (JIPEEPI), 2024, Bauru. Diálogos Sobre Pesquisas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Bauru: ABPEE, 2024. v. 1. p. 181-185.
- SWARKOWISKY, A. ; DE LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA ; YAMAMOTO, S. ; WASHINGTON, K. N. . Complex Communication Needs. In: Kathryn Crowe Ed.. (Org.). Communication and Sensory Loss Global Perspectives. 1ed.New York: Routledge, 2024, v. 268, p. 1-25.
- PINTO, MILENA MARIA ; SANTOS, Lara Ferreira dos . Considerações sobre o reconhecimento das línguas de sinais na América do Sul. In: I Jornada Internacional de Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, 2023, Bauru. Diálogos sobre Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Bauru: ABPEE, 2024. v. 1. p. 60-65.
- LIMA, A. H. ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio . Constituintes de acessibilidade para a titulação na pós-graduação: algumas aproximações na perspectiva da alteridade. In: Anderson Teixeira Boanafina; Carolina Christina do Sacramento Nardi; Carina Elisabeth Maciel; Ricardo Dias da Costa. (Org.). Ações afirmativas na Pós-Graduação: práticas, saberes e vozes. 1ed.Curitiba-PR: CRV, 2024, v. 1, p. 253-271.
- CALHEIROS, DAVID DOS SANTOS; MENDES, E. G. ; DOUNIS, A. B. . Consultoria colaborativa: serviço de apoio à inclusão escolar. In: FUMES, N. L. F.; Calheiros, D. S.; Carmo, B. C. M.; Santos, S. D. G.; Dounis, A. B.. (Org.). Escolarização do público-alvo da Educação Especial: formação de recursos humanos, serviços e tecnologias educacionais. 1ed.: , 2024, v. 1, p. 151-178.
- BRITO, R. O. ; PEREIRA, JOSILENE DOMINGUES SANTOS . DESENVOLVIMENTO MORAL DE ESCOLARES COM ALTAS CAPACIDADES E PRÁTICAS INCLUSIVAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata; Fabiana Aparecida Menefazzo Cordeiro; Vera Lúcia Messias Fialho Capelline. (Org.). DiálogosSobrePesquisas emEducaçãoEspecial naPerspectivaInclusiva. 1ed.Bauru: ABPEE, 2024, v. 1, p. 190-194.
- MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA; BONFIM, T. C. . Educação bilíngue de surdos e as práticas pedagógicas em libras nos anos iniciais do ensino fundamental. In: I Jornada Internacional de Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - I JIPEEPI, 2024, Bauru/ São Paulo. Diálogos Sobre Pesquisas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Bauru: ABPEE, 2024. v. 1. p. 196-202.
- BUENO, M. B. ; TASSINARI, A. M. ; CAMPOS, J. A. P. P. . Educação de jovens e adultos e Educação Especial: contribuições da pesquisa colaborativa na formação docente. In: Juliane Ap. de Paula Perez Campos; Melina Brandt Bueno; Graciliana Garcia Leite. (Org.). ?Interface entre Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre as demandas formativas e atuação docente?. 1ed.São Carlos: EDESP - Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2024, v. 1, p. 41-52.
- MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA. Educação de surdos em perspectiva bilíngue: considerações acerca da teoria à prática de ensino. In: Marisa Dias Lima. (Org.). Educação de surdos em perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino - uma nova reflexão/discussão sobre a formação dos professores.. 1ed.Uberlândia/MG: Navegando Publicações, 2024, v. 1, p. 99-131.
- NOGUEIRA, M. F. ; CAMPOS, J. A. P. P. . Educação Especial na EJA: análise da formação docente em serviço. In: Juliane Ap. de Paula Perez Campos; Melina Brandt Bueno; Graciliana Garcia Leite. (Org.). ?Interface entre Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre as demandas formativas e atuação docente?. 1ed.São Carlos: EDESP ? Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2024, v. 1, p. 11-26.
- SANTOS, F. ; PEDRO, KETILIN MAYRA . Educação Inclusiva e para a diversidade na formação de professores: análise curricular no Brasil e na Espanha. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata;Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro; Vera Lucia Messias Fialho Capellini. (Org.). Diálogos sobre pesquisas em Educação Especial na perspectiva. 1ed.Bauru: ABPEE, 2024, v. , p. 97-.
- SILVA, D. J. ; PAGNI, P. A. ; MARTINS, VANESSA REGINA DE OLIVEIRA . Educação libertária e filosofias da diferença: Silvio Gallo, a anarquia de um filosofar na educação. In: Alexandre Filordi de Carvalho; Alexandrina Monteiro; Samuel Mendonça; Valéria Aroeira Garcia. (Org.). Silvio Gallo: transmutações de um pensamento. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 111-120.
- MANCINI, G.; SILVA, N. C. C. ; ORLANDO, R.M. . Educação Superior e acessibilidade da pessoa com deficiência intelectual: um relato de experiência. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Transversalidade da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva /. 1ªed.São Carlos: EDESP- UFSCAR, 2024, v. , p. 67-80.
- COSTA, A. B.; PICHARILLO, A. D. M. ; ELIAS, N. C. . ENSINO DE MATEMÁTICA A PESSOAS COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE EM AUTISMO E ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO. Educação especial (Vol.3). 1ed.Campina Grande: Editora Realize, 2025, v. 3, p. 203-219.
- BISPO, B. A. D. ; THEODORO, H. C. S. ; COSTA, C. S. L. . Ensino e aprendizagem de estudantes com Deficiência Visual e a realidade pós-pandemia: uma revisão de literatura. In: Paula Almeida de Castro; Sandra Alves da Silva Santiago. (Org.). CONEDU - Educação Especial. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2024, v. 02, p. 313-330.
- GRILLO, B. P. R. ; LOZANO, L. C. D. ; PEDRO, KETILIN MAYRA . Estimulação das habilidades preditoras da alfabetização em crianças com deficiência intelectual. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson;Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Estratégias de ensino e serviços da Educação Especial: contribuições para Inclusão Escolar. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2024, v. , p. 9-.
- BISPO, B. A. D.; FERRAZ, M. . EXPLORANDO A ESCRITA AUTÔNOMA DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA. Educação especial (Vol.3). 10ed.Campina Grande - PB: Editora Realize, 2024, v. , p. 423-.
- FREITAS, J. R. L. ; PAIUTTO, I. ; DIAS, J. O. . Ferramenta de Avaliação em Libras: aplicação em uma escola na zona leste de São Paulo. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata; Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro; Vera Lucia Messias Fialho Capellini. (Org.). 'Diálogos Sobre Pesquisas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva'. 01ed.Bauru: ABPEE - Associação brasileira de pesquisadores em educação especial, 2024, v. 01, p. 313-318.
- BARONE, B. V. ; AMORIM, M. C. S. ; FERRAZ, M. . FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação especial (Vol.3). 3ed.Campina Grande: Editora Realize, 2024, v. 3, p. 252-269.
- GONÇALVES, A. G.; ZIOTTI, M. C. . Identificação do atendimento pedagógico domiciliar em casas de apoio para alunos em tratamento de saúde. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Estratégias de ensino e serviços da Educação Especial: contribuições para Inclusão Escolar. 1ed.São Carlos: EDESP - Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2024, v. 1, p. 93-112.
- COSTA, J. D. V.. INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM TRISSOMIA 21 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata; Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro; Vera Lucia Messias Fialho Capellini. (Org.). Diálogos Sobre Experiências em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 01ed.Bauru: ABPEE, 2024, v. 1, p. 143-146.
- PEDRO, KETILIN MAYRA; OGEDA, C. M. M. . Instrumentos de avaliação de comunicação social nos transtornos do Neurodesenvolvimento: uma revisão integrativa. In: Jáima Pinheiro de Oliveira e Anabela Cruz-Santos. (Org.). Linguagem infantil e comunicação social no contexto da inclusão escolar. 1ed.São Carlos: Editora De Castro, 2024, v. , p. 129-140.
- SILVA, C. R. ; LOURENÇO, G. F. ; PAOLILLO, A. R. ; LAVACCA, A. B. . La educación como derecho para prácticas comunitarias en terapia ocupacional. In: Melania Satizabal Reyes; Solángel García Ruiz; Mónica Palacios Tolvett. (Org.). Terapias ocupacionales latinoamericanas: Praxis políticas y comunitarias. 1ed.Santiago de Chile: Editorial Universidad de Santiago de Chile, 2024, v. 1, p. 217-236.
- COSTA, O. S. ; DE LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA . NARRANDO COM IMAGENS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS E FUTURAS PROFESSORAS EM OFICINAS DE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA. In: Angelo Antonio Puzipe Papim; Alessandra Ferreira Di Roma; Kátia de Abreu Fonseca; Anna Augusta Sampaio de Oliveira. (Org.). O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: DESAFIOS DIDÁTICOS ATUAIS. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2024, v. 2, p. 1-298.
- AMORIM, M. C. S.; FERRAZ, M. ; BARRONE, B. V. . PERFIL DO PROFISSIONAL DE APOIO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. Educação especial (Vol.3). 3ed.Campina Grande: Editora Realize, 2024, v. 3, p. 270-283.
- ARO, D. T. ; MARTINS, V. R. O. . Perfil dos formandos em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa: análise pós-período pandêmico causado pela Covid-19. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Transversalidade da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2024, v. 1, p. 27-51.
- CAMPANHA, D. A. ; PEDRO, KETILIN MAYRA . Potencialidades e desafios da utilização de tecnologias digitais na prática clínica com crianças com autismo: um relato de experiência. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata;Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro; Vera Lucia Messias Fialho Capellini. (Org.). Diálogos sobre experiências em Educação Especial na perspectiva inclusiva. 1ed.Bauru: ABPEE, 2024, v. , p. 197-.
- FERRAZ, M. ; OLIVEIRA, M. T. J. ; LIRA, D. O. ; CAMPOS, J. A. P. P. . Potencializando a autonomia: o papel do PIT para estudantes público-alvo da Educação Especial na EJA. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Transversalidade da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 1ed.São Carlos: EDESP ? Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar, 2024, v. 1, p. 28-53.
- BASTOS, C. S. B. ; DOMINGUES SANTOS PEREIRA, JOSILENE . PRÁTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE COM TALENTO MATEMÁTICO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS BRASILEIROS?. Diálogos sobre pesquisas em Educação Especial na perspectiva inclusiva. 1ed.Bauru: ABPEE, 2024, v. 1, p. 241-245.
- MUNIZ, J. D.; GALVANI, M. D. . Pré-requisitos básicos na alfabetização das crianças com T21:opinião dos professores. In: Nassim Chamel Elias ; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Estratégias de ensino e serviços da Educação Especial: contribuições para Inclusão Escolar. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2024, v. , p. 1-144.
- KOGA, F. O. ; RANGNI, R.A . Procedimento de avaliação da aptidão e d talento musical. In: Paulo Almeida de Castro; Alessandra Daniele M. Picarillo. (Org.). CONEDU - Educação especial (Vol.3). 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2024, v. 3, p. 1-19.
- Barroso, A.F. ; DOMENICONI, C. ; GRACIA, M. ; LACERDA, C. . Reflexão do docente no ensino da língua oral: em sala de aula com alunos público alvo da Educação Especial. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Transversalidade da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 1ed.São Carlos - SP: EDESP-UFSCAR, 2024, v. , p. 9-25.
- FERREIRA, V. S.; ELIAS, N. C. . REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAR UM ESTUDANTE COM TEA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. In: Paula Almeida de Castro; Alessandra Daniele Messali Picharillo. (Org.). Educação especial (Vol.3). 1ed.Campina Grande: Editora Realize, 2024, v. 3, p. 238-251.
- LOURENÇO, G. F.; CALHEIROS, D. S. . Registros no campo escolar. In: Tatiana Barbieri Bombarda; Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim. (Org.). Prontuário: fundamentos para a prática dos terapeutas ocupacionais. 1ed.Campinas: Memnon Edições Científicas, 2024, v. 1, p. 83-91.
- VELO, F. C. L. ; PEDRO, KETILIN MAYRA . Relato de experiência através de intervenção profissional com atividades práticas com paciente diagnosticada com hidrocefalia. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata;Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro; Vera Lucia Messias Fialho Capellini. (Org.). Diálogos Sobre Experiências em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 1ed.Bauru: ABPEE, 2024, v. , p. 68-.
- SIMOES, K. R. ; COSTA, M. P. R. . REPRESENTAÇÕES DA AUSÊNCIA DA ESCOLA ATRIBUÍDAS POR CRIANÇAS EM TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA). In: Paula Almeida de Castro, Alessandra Daniele Messali Picharillo. (Org.). Educação especial (Vol. 3). 1ed.Campina Grande: REALIZE EVENTOS CIENTÍFICOS & EDITORA LTDA., 2024, v. 3, p. 830-850.
- KOGA, F. O. ; RANGNI, R.A . Sondagem da aptidão e talento musical na educação básica. In: Castro, P. A.; Santiago, S. A. S.. (Org.). CONEDU - Educação Especial (Vol. 02). 1ed.Capina Grande: Editora Realize, 2024, v. 2, p. 0-17.
- COSTA, J. D. V. ; SILVA, G. G. ; SILVA, D. M. V. C. . Tarefa de alfabetização para uma criança com Trissomia do 21: uso de estímulos de preferência. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Estratégias de ensino e serviços da Educação Especial: contribuições para Inclusão Escolar. 1ed.São Carlos: EDESP-UFSCar, 2024, v. 1, p. 47-60.
- AMORIM, M. C. S. ; BARONE, B. V. ; FERRAZ, M. . Tecnologia Assistiva para acessibilização escolar. In: Jorge Adrihan N. Moraes; atricia Vesz; Flaviane Melo de Anchieta; Marcela Gonçalves de Oliveira Pinto.. (Org.). PROPOSTAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: CONSTRUINDO UM FUTURO COM EQUIDADE. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto de Desenvolvimento Humano e Profissional (IDEHP), 2024, v. 1, p. 135-143.
- GONCALVES, A. G. ; ELIAS, N. C. ; PEDRINO, M. C. ; BENGTSON, C. G. . Trajetório de oferta dos Cursos de Aperfeiçoamento para professores da Educação Básica: foco no letramento e alfabetização para estudantes com deficiência. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Transversalidade da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 1ed.São Carlos-SP: EDESP-UFSCar, 2024, v. 1, p. 81-99.
- PEDRO, KETILIN MAYRA; REIS, V. L. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Zilda Arns: amor e luta pela saúde das crianças brasileiras. In: Eliana Santos de Farias; Solange Muglia Wechsler. (Org.). Mulheres Brasileiras Criativas: contribuições marcantes do mundo feminino.. 1ed.São Paulo: Editora Vetor, 2024, v. 1, p. 157-164.