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Disciplinas

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A grade curricular proposta para o PPGEEs, da qual consta o elenco das disciplinas de diferentes naturezas, para o Mestrado e Doutorado consta na tabela que segue.

Grade Curricular 

Disciplinas Mestrado Doutorado
Obrigatórias EES150-Seminários em Educação Especial I - 8 créditos

EES152-Estudos Avançados I (Nome do tema de pesquisa do aluno) - 8 créditos

EES153-Estudos Avançados II (Nome do tema de pesquisa do aluno)  - 8 créditos.

EES512-Capacitação Docente em Educação Especial I (somente para Bolsistas CAPES - Mestrado e Doutorado) - 2 créditos

EES513-Capacitação Docente em Educação Especial II (somente para Bolsistas CAPES - Doutorado) - 2 créditos

Obrigatórias da área de concentração Selecionar duas: Selecionar três:

EES101-Conceitos Fundamentais em Educação Especial: Análise Crítica - 8 créditos

EES102-Educação Especial no Brasil - 8 créditos

EES104-Análise Crítica do Conceito de Deficiência - 8 créditos

EES105-Educação Especial no Contexto da Educação Brasileira - 8 créditos

EES223-Ensino do Indivíduo Especial - 8 créditos

EES613 – Concepções sobre Deficiência- 8 créditos

Optativas INSTRUMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR

TEMÁTICAS DAS LINHAS DE PESQUISA
(Escolher pelo menos uma da lista de ofertas)

TEMÁTICAS COM OFERTAS NÃO REGULARES(1)
- EES501-Tópicos em Educação Especial 1 - 1 crédito
- EES502-Tópicos em Educação Especial 2 -  2 créditos
Produtos Escritos obrigatórios

- Exame de Qualificação

- Dissertação de Mestrado

apresentar publicação, aprovação ou comprovante de submissão de, pelo menos, um artigo em revista científica qualificada para o Mestrado. Entende-se por revista qualificada aquelas com classificação A1, A2, B1, B2, B3, B4 ou B5, no Qualis periódicos da CAPES para área de Educação.

- Exame de Qualificação
- Tese de Doutorado

apresentar publicação, aprovação ou comprovante de submissão de, 

a)    pelo menos, dois artigos em revista científica qualificada para o Doutorado. Entende-se por revista qualificada aquelas com classificação A1, A2, B1, B2, B3, B4 ou B5, no Qualis periódicos da CAPES para área de Educação.

 (1) Tópicos em Educação Especial 1 e 2 - Disciplinas optativas de curta duração e caráter intensivo, ministradas por Professores Visitantes, com ementa variável dependendo da área de atuação e da permanência do visitante.

(2) Estes produtos devem atender aos requisitos de publicações científicas e deverão ser encaminhados para publicação a qualquer tempo, ao longo do doutorado. Deverá ser comprovado o encaminhamento, não havendo, contudo, obrigatoriedade de que o texto esteja efetivamente publicado antes da conclusão do doutorado. 

As disciplinas obrigatórias da área de concentração visam caracterizar a realidade educacional dos indivíduos com necessidades educativas especiais no país, proceder a análises críticas deste contexto e derivar formas de atuar nesta realidade  Elas tem como objetivo mais genérico aumentar a competência do aluno para problematizar a área, derivar questões de pesquisa e avaliar a relevância de estudos pontuais para avançar o conhecimento científico em Educação Especial. Este grupo de disciplinas é composto por um elenco, do qual o aluno fará algumas opções, dependendo de seu interesse em dominar com maior profundidade aspectos políticos, conceituais, formação de recursos humanos na área, relação entre os sistemas regulares e especiais de educação ou sobre técnicas especializadas de ensino, entre outros.
 

As disciplinas optativas têm dois objetivos. O primeiro seria o de permitir o aprofundamento do estudo no tema específico da pesquisa do aluno, vinculada a uma das linhas de pesquisa.  O segundo objetivo seria instrumentalizar o aluno para dominar com o maior nível de habilidade possível, a metodologia de pesquisa selecionada para seu estudo. Tal grupo será composto por um elenco bastante variado de disciplinas, cuja responsabilidade de oferta será dos docentes vinculados às linhas de pesquisa, e permitirão uma maior flexibilização de currículos individuais.